LengaLenga

 
             

   
 
 

sábado, setembro 22, 2001

 
A vossa irrequieta miudagem...

Sim, sim! É tempo de agitar as chusmas e converter as ideias em ideais (apenas na medida em que estes vingam e os primeiros apenas desfiam). Eu acho que os estatutos deveriam ser escritos num caderno pardo, sem linhas e com vinhetas ilustrativas. Acho que as funções devem ser definidas e repartidas e os objectivos escritos na parte de trás de um talão de multibanco (deve ser dos poucos papéis que quando entra na nossa carteira lá permanece por meses).

Mas, acima de tudo, o que eu acho é que certos locais são bem mais inspiradores que a moldura do nosso PC. Combina-se uma tarde, um fim de tarde, um dia inteiro algures (qualquer ponto do país é válido), levam-se lápis de cera (eu garanto o cor de laranja) e se do encontro não brotar nada... marca-se nova data.

(Desculpem mas eu tenho o Nuno a pressionar-me para meter isto on-line e já não consigo escrever mais nada! A culpa é TODA dele e do Dia Sem Carros Mas Com Chuva.)

Mas eu volto a acenar.

*
Anónimo - 14:37

 
A nossa irrequieta miudagem não consegue estar parada, e a ela propomos mais um jogo: o Eu tenho mais amigos que tu! As regras são simples; tudo o que têm que fazer é contar esta LengaLenga ao maior número de pessoas e traze-las até a esta base chamada Blog. Por outras palavras, se conhecerem alguém que julgam que ficaria bem entre a nossa equipa Blogger mandem-lhe um convite de participação. A pessoa que aparecer com mais amiguitos irrequietos ganha uma guloseima à escolha : )

O parto dos órgãos sociais da nossa menina continua demorado. Já se vê a cabeça mas falta ainda um derradeiro esforço para sair o resto do corpo. Esperemos encontrar entre vocês um excelente braço, perna ou tronco, que façam da nossa menina uma rapariga esbelta e saudável.

(sim! também já tive ideias de organizar eventos em lugares de grande movimentação pública, como estações de comboio e metro, praças, miradouros e outros lugares catitas. Espalhar as nossas LengaLengas a muita gente, para que ela fique gravada na memória do maior número possível de pessoas. Temos que pensar bem nisto, falar com criadores interessados e apresentar estes projectos a autarquias e outras entidades. As LengaLengas pelas ruas, como num dia europeu sem carros e sem chuva ; )

Brevemente teremos aqui os estatutos, o regulamento interno e outras coisas que nos lembrarmos. Continuamos à espera das vossas sugestões e críticas para o manifesto e para outras coisas que queiram aqui deixar.
Até breve
Nuno

Nuno Pedro - 01:01


sexta-feira, setembro 21, 2001

 
noticias do interior! a LengaLenga contorce-se com dores no terrível parto dos orgãos sociais e aproveita ao mesmo tempo para chamar a si as criancinhas: é sabido que a maioria de vós ainda nem sequer pondera a hipótese de regressar às salas de aulas, quanto mais aos recreios, mas a LengaLenga começa a jogar. O jogo é o "macaquinho do chinês mas ao contrário", ou seja, quem *não* se mexer, volta para trás até se mexer:)

Aqui "mexer" é falar em ideias e começar a engendrar maneiras de as colocar no formato de um projecto passível de ser concretizado por um grupo de associados.
As ideias podem ser propostas de adendas ou alterações (radicais ou superficiais) ao manifesto, propostas para ciclos temáticos ou debates, encontros de autores musicais ou literários.

(eu tive uma, que era aproveitar os coretos oportunamente espalhados por lisboa fora com um calendário de actividades que podia incluir desde concertos, a mesas redondas temáticas a teatrices...)

(ah! também sei que o Nuno tem umas quantas ideias na forja. esperemos que ele aproveite a deixa... e vocês também!)

os estatutos também estão para breve. se calhar era boa ideia começarmos a pensar na sua afixação aqui.

saudações cordiais,
tiago
. - 19:01

 
aqui vai, rapaziada, o principio do manifesto, o tal textinho que é suposto despejar heroica, poetica e eloquentemente o que vai na alma da menina dos nossos olhos, a LengaLenga (cá em casa conhecida singelamente por Lenga2):

"A LengaLenga surge-nos nos braços como uma ideia. E escrevemos "nos braços" porque da ideia vem a obra à qual metemos as mãos, o ponto final dos braços.
Que obra afinal? As palavrinhas são pomposas e com vestidos da moda: a obra é dar à luz outras tantas. A ideia é poder criar correntes de ideias, promovê-las e, primordialmente, como já referido, lançar-lhes os braços, a vontade e a alma.
A LengaLenga é a história simples, entaramelada na língua da malta, no recreio. Frases para frases para frases com rimas e risadas pelo meio, fabricadas em crescimento nunca se sabe muito por quem, que ficam e vão passando de boca em boca. O mesmo com a criação: a música-onomatopeia passa para a cassete que é repetida em recreios de mais meninos, que conversam e passam e dizem e falam, para se reunirem um dia e contarem (cantarem) em conjunto. A LengaLenga pretende ser o início da cadeia, após a criação, o elo, digamos assim.
Os primeiros passos vão no sentido de criar uma estrutura de reunião e debate para indivíduos que se queiram concentrar em concretizar a sua criatividade. O processo começa na génese da ideia, no estabelecer de objectivos, seguindo-se a procura de meios para o colocar em prática, o percurso real de realização e, finalmente, a exposição e divulgação, assim como a continuidade da actividade.
A intervenção da LengaLenga pretende centrar-se no suporte de cada uma destas etapas ou de todo o processo: no formular de ideias, com a organização de encontros e debates entre autores; no auxílio a nível de meios para a concretização de projectos, a nível logístico e material; e promoção do resultado final, mais uma vez através de realização de eventos divulgativos dos intervenientes, dos autores das "lengalengas".
As "lengalengas" são palavras faladas, escritas e cantadas, podem ser desenhadas e até esculpidas ou representadas, caso seja esse o objectivo de quem a diz no recreio."

mas lembrem-se: isto não é definitivo e contamos com a intervenção alheia para continuarmos a moldar a nossa (o Nuno depois trata de me maltratar...) garina;)

sinceramente vosso,
tiago
. - 00:27


sábado, setembro 01, 2001

 
Depois do calor estival nos amolecer as carnes a LengaLenga na sua rentrée anuncia uma intensificação das suas actividades. Assim prepara-se para breve a encarnação institucional da LengaLenga, enquanto Associação Cultural Juvenil. Esta associação terá como propósito apoiar, divulgar e editar o trabalho de novos criadores. Os moldes do funcionamento da Associação estão ainda a ser estudados, sendo que se prevê o início de actividades associativas ainda antes do Natal. No entanto a LengaLenga não pretende trabalhar apenas dentro do âmbito associativo, estando por isso já aberta a desafios que venham a ser propostos. Ficamos assim desde já à espera de feedback, através deste Blog, do nosso mail LengaLenga@mail.pt ou pelo canal #LengaLenga da PtNet.
Nuno Pedro - 22:48

 

.

HOME
&
ARCHIVES


LengaLenga pretende ser um espaço de divulgaç?o da criatividade de novos criadores, acentando em todo o tipo de express?o. Para este espaço pedimos as vossas ideias, escritas, cr?ticas, amor, ?dio e tudo o resto que tenha que ser dito...